Os quatro elementos

A água - Os quatro elementos
00:00 / 00:00
A terra - Os quatro elementos
00:00 / 00:00
Canção final - Os quatro elementos
00:00 / 00:00
O ar - Os quatro elementos
00:00 / 00:00
O fogo - Os quatro elementos
00:00 / 00:00

(Saem todos do palco. Entra a água apressada, a consultar a sua agenda...)

 

ÁGUA -  Ora vamos lá ver onde tenho que estar hoje? Ora vejamos....no pólo norte, em forma de glaciar e que agora derrete por causa do aquecimento global... nos Grandes Lagos, mas aí sempre posso descansar...na praia da Costa da Caparica, onde a maré a esta hora já está a vazar... do outro lado do mundo em forma de nuvens e chuva numa grande tempestade tropical.  Ufffa ....isto de ser água tem muito que se lhe diga e é uma canseira pois temos que estar sempre em todo o lugar a toda a hora pois somos um bem essencial....

 

AR - Olha quem está por cá hoje ... a menina água... que é feito de ti, tens andado desaparecida?

 

ÁGUA -  Hoje não tenho tempo para te aturar, já estou atrasada, precisam de mim em vários sítios....Fuuiii!!!

 

AR - Também não precisas de ser assim tão fria comigo, até pareces um cubo de gelo! Eu também não tenho tempo para falar contigo pois estou à espera do meu grande amigo Fogo... sabes que somos inseparáveis, sem mim ele não duraria muito tempo, a sua chama iria logo apagar-se...olha e ali vem ele!

 

(Água sai a correr...)

 

 

FOGO - Então amigo como estás desde há 5 minutos?! Eu bem te disse que seria rápido...

 

AR - Sim, está tudo bem... Pronto para mais uma caminhada?

 

FOGO - Onde ía a água a correr?

 

AR - Não lhe ligues, está num dia mau, mulheres...mas afinal onde vamos hoje?

 

FOGO - Pensei numa volta pelo campo! Que dizes?

 

AR - Hei...Isso não é perigoso?!

 

FOGO - Não, só se tropeçarmos nalgum pedaço de lixo abandonado e cairmos no chão...

 

AR - Se tu o dizes....

 

FOGO - E se tivermos algum problema podes sempre chamar a tua amiga água para me apagar!

(Os dois saem. Entra a Terra com um espelho na mão.)

 

TERRA - Finalmente foram-se todos embora...Espelho meu, espelho meu...existe algum elemento mais importante e belo do que eu?

 

VOZ AO FUNDO - Talvez...

 

TERRA - Talvez?! Acho pouco provável... Aliás vou escrever, para que todos possam ler, que eu sou o elemento mais importante.... (escreveu para os outros mais tarde lerem e pendurou numa árvore)

 

(A água volta atrás.)

 

ÁGUA - Com tanta pressa até me esquecia da minha agenda...Mas...Mas o que é isto?! Só pode estar a brincar, aquela convencida da Terra...Toda a gente sabe que o elemento mais importante sou eu...água é vida, o vosso corpo é constituído maioritariamente por água (mais de 70%!) e quando têm sede é a mim que bebem, e quando estão sujos é de mim que precisam para um bom banho, e quando regam o jardim, quando cozinham, eu estou presente em todos os alimentos e na praia onde é que se refrescam?! E os peixes e outros animais marinhos onde vivem? Estou mesmo irritada!

 

 

  • A ÁGUA

 

 

(Ar e Fogo regressam.)

 

AR - Então já estás de volta?!

 

ÁGUA - Sim e agora é que estou mesmo irritada... e vocês já mudaram de ideias?

 

AR - Nós fomos impedidos por um bombeiro de dar uma caminhada pelo campo...

 

FOGO - Ele disse que era melhor prevenir do que remediar...Então e por que estás novamente irritada? Voltaste porque tiveste saudades nossas? (e aproxima-se da água)

 

ÁGUA - Chega-te para lá que ainda evaporo com o calor que erradias! Já viram o que a Terra escreveu?!

 

AR - “Sou eu o elemento mais importante!” - Coitada ela pensa mesmo que é mais importante ... Maus caros estou por todo o lado! E é graças a mim que vocês respiram e vivem neste planeta, doutra forma já cá não estariam...e mesmo quando vão ao espaço têm que me levar atrás...Sou eu qu’em forma de vento  agito as ondas do mar, empurro o barco à vela, desloco as nuvens pelo céu, faço girar o moinho e levanto o papagaio...E é através de mim que o som se propaga e o avião se sustenta e consegue planar ....  E por falar nisso ali vai mais um avião, façam todos adeus ao piloto!Adeus!

  • O AR

 

 

FOGO - Vocês estão todos um pouco esquecidos...foi graças a mim que tudo se formou e eu também estou em todo o lado: no Sol, no interior dum vulcão, na lareira que aquece a vossa casa, no bico do fogão...Sem mim tudo seria frio, gelado...eu sei que por vezes descontrolo-me, é verdade, e que depois têm que chamar os bombeiros para me apagar mas isso só acontece quando me dão um mau uso...acreditem, eu não tenho mesmo nada contra os bombeiros!

 

(Entra um Bombeiro com uma mangueira ou extintor na mão.)

 

BOMBEIRO - Ouvi dizer que há Fogo?! Onde está?! Eu apago!

 

(Bombeiro sai do palco a correr.)

 

 

  • O FOGO

 

 

TERRA - Olá, olá, estou a ver que já todos leram a minha mensagem...E já devem entretanto ter pensado no como eu sou bem mais importante que vocês...pois é, é sobre mim que se constroem as casas onde vivem e graças a mim existem plantas, flores, árvores e frutos saborosos que todos tanto gostam! Nham Nham... Sou realmente a mais importante, não concordam?!

 

  • A TERRA

 

 

ÁGUA, AR E FOGO (juntos) - Que grande lata!!! A mais importante? E nós??? 

 

PLANETA TERRA - (ouvem-se três pancadas)  Pouco barulho! Um planeta já não pode viver descansado neste sistema solar?! Mal viro costas para ir ao supermercado e os quatro elementos arranjam logo confusão! Mas afinal o que se passa, qual é o vosso problema hoje? Algum incêndio? Alguma cheia? Algum terramoto ou vento ciclónico?

 

ÁGUA - O problema é que a Terra acha que é mais importante que nós! Quando todos sabem que o elemento mais importante sou eu ... até o dizem nos anúncios de televisão!

 

AR - Ora essa, e eu? Eu sou bem mais importante que tu... como fariam para respirar se eu não existisse?

 

FOGO - Calma aí... Ar, tu és o meu melhor amigo mas eu cá sou mais importante que tu... tens que admitir!

 

TERRA - Que invejosos que são todos…

PLANETA TERRA - Mas vocês ainda não perceberam que nenhum de vós é o mais importante?!

 

TERRA - Nenhum?!Mas algum tem que ser...

 

PLANETA TERRA: Todos têm o vosso papel para a vida neste planeta. É graças a cada um de vós que este milagre foi possível...Por isso são todos importantes! Não poderíamos sequer imaginar a nossa vida sem: a água, o ar, a terra ou o fogo...

 

ÁGUA - E existe algum outro planeta com elementos como nós?

 

PLANETA TERRA -  Não sabemos, mas estamos a tentar descobrir, talvez fora deste sistema solar, fora desta galáxia, algures na imensidão do espaço, possam haver mais 4 elementos que neste preciso momento estejam também a tentar descobrir a sua real importância... 

 

AR - No fundo somos como eu e o Fogo, inseparáveis....

 

TERRA (para a Água) - Achas então que podemos tentar ser amigas?!

 

ÁGUA - Claro que sim! e para o provar acho que todos nós devemos cantar uma canção que mostre a todos como somos tão importantes para o nosso mundo.

 

 

  • CANÇÃO FINAL